Tempo

Vem muita água por aí

Meteorologistas estimam fortes chuvas para esta quarta-feira, com índices estipulados entre 30 e 50 milímetros, cenário positivo contra a estiagem

Leandro Lopes -

Em 2020 o clima seco passou a ser parte do cotidiano em Pelotas. Os impactos atingiram o abastecimento da barragem Santa Bárbara, que está com o nível mais de quatro metros abaixo do ideal. Entretanto, o cenário pode começar a mudar no decorrer desta semana: vem água por aí!

Isto acontece devido à aproximação do inverno. Embora ainda estejamos no outono, a atmosfera começa a se comportar da mesma maneira, estabilizada durante a próxima estação. Desta forma, ainda em maio, os dias começam a ficar mais curtos e as noites mais longas. A previsão já aponta para a possibilidade de pancadas de chuvas no decorrer desta quarta-feira (20). "Algumas semanas antes do início do inverno já é possível observar algumas características da estação. O outono é marcado por pancadas isoladas, o que não contribui para uma mudança no panorama da estiagem. Por outro lado, a chegada de uma frente fria ao Estado traz consigo uma nova previsão de chuva para os próximos dias", destaca a meteorologista do MetSul, Estael Sias.

A expectativa é de que haja um grande volume de chuvas entre quinta e sexta-feira. As frentes frias caracterizam-se por serem fenômenos de maior intensidade e consistência, o que provoca uma maior incidência de precipitações. Os índices pluviométricos apontam fortes possibilidades de haver chuva em um número estimado entre 30 e 50 milímetros, com pancadas que estariam presentes também no final de semana. "A partir de agora, com a presença de fenômenos como a frente fria e ciclones extra-tropicais, que atuam por maior tempo, são mais persistentes e possuem uma abrangência maior, teremos dias chuvosos. A cada dia que chove, é possível perceber um aumento no nível acumulado de precipitações", explica Estael.

No sábado e no domingo, estes fenômenos trazem um equilíbrio nos índices pluviométricos da Zona Sul. A chegada deles acarretará em chuvas mais distribuídas e acabará por atingir também outros municípios, como Morro Redondo, Canguçu e Rio Grande. No entanto, há também a expectativa de números mais baixos em comparação com os acumulados dos dias anteriores, com estimativas entre 10 e 15 milímetros.

Em Pelotas, o somatório médio de todas as precipitações destes dias deve resultar em 80 milímetros de chuva, o que tem sido bastante incomum na região. "Estamos prevendo uma grande quantidade de chuvas para a Zona Sul por, pelo menos, 48 horas. Chuvas mais persistentes, que infiltram no solo, ajudam a aumentar o nível dos lençóis freáticos e reestabelecem a umidade. É algo que não acontece há algum tempo, chover bastante e em dias consecutivos. As pancadas características do outono são mais isoladas e evaporam mais facilmente", afirma a meteorologista.

 

 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

MEC vai abrir consulta sobre a data do Enem Anterior

MEC vai abrir consulta sobre a data do Enem

Nova rotina, novos hábitos Próximo

Nova rotina, novos hábitos

Deixe seu comentário